Fisioterapia
Fisioterapia Infantil
A fisioterapia neuropediátrica é responsável por avaliar e reabilitar crianças e adolescentes com seqüelas neuromotoras, musculoesqueléticas, sensoriais e respiratórias. Trabalha com os transtornos psicomotores e/ou atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, além de atuar na prevenção da deficiência e na promoção da funcionalidade, como com os bebês prematuros. As patologias mais comumente tratadas são a paralisia cerebral, síndromes genéticas, mal formação congênita osteomuscular, traumatismo cranioencefálico, doenças neurodegenerativas da infância, entre outras.
Após a avaliação o fisioterapeuta deve estabelecer os objetivos a serem trabalhados, definir as condutas de tratamento e intervenções, prescrever tecnologia assistiva, se necessário, e acompanhar a utilização e orientar os familiares a cerca de estratégias importantes para continuidade do tratamento no domicilio.
As intervenções que alcançam maiores evoluções são aquelas realizadas de forma multidisciplinar e que se baseiam em um programa estabelecido para a criança, em sua integralidade, de forma individual ou em grupo, associadas a estratégias domiciliares.
Programas de psicomotricidade trabalham com a relação da motricidade com as funções cognitivas e afetivas, incentivando a prática do movimento em todas as etapas do desenvolvimento infantil, melhorando assim as habilidades motoras, coordenação, imagem corporal e espacial e equilíbrio ao mesmo tempo em que trabalham com funções intelectuais.