Sobre o ano novo...
- Centro Glia
- 2 de jan. de 2018
- 2 min de leitura
O ano muda mas os bons hábitos devem ser cultivados ou adquiridos. E como falamos em saúde, não custa aqui relembrar alguns que perfazem boa parte do que se entende por saúde.
A lista básica inicial inclui alimentação saudável, preferencialmente rica em vegetais – verduras, legumes, frutas, grãos e sementes combinados de forma a suprir nossas necessidades diárias de nutrientes. Adiciona-se uma quantidade de 6 a 8 copos de água por dia, um pouco mais ou um pouco menos a depender do seu peso e atividade física. Atividade física de modo a fazer girar sua máquina cardiopulmonar, na frequência mínima de 3 vezes na semana, irá ajudar no bem estar com a liberação de endorfinas. Seis a oito horas de sono por dia para desfragmentar seu sistema e consolidar a memória, além, é claro de garantir o repouso necessário para a atividade no dia seguinte.
Para complementar nossa lista de bons hábitos e na busca de uma vida com qualidade e saúde, podemos acrescentar diversas atividades que favorecem o tônus físico e mental: momentos de contemplação, apreciação do belo, reflexões a respeito da sua vida e de que ventos o levam e pra onde – a busca pelo autoconhecimento, presença e dedicação à família, com carinho, amor, respeito, dando o modelo para os pequenos (e grandes) e garantindo sua boa educação, ouvir boa música, praticar o hábito da leitura, da troca de ideias, gratidão pela vida, trabalhar com o que se gosta e com motivação, aproveitar o tempo livre para surpresas e desafios... diante da diversidade humana, cada indivíduo sabe onde o calo aperta e deveria buscar e/ou mudar a rota de forma e aliviar o sofrimento, garantir a sobrevivência e também o usufruto da sua vida.
Nunca é tarde demais para assegurar a saúde da alma, em outras palavras, para aprender a viver ou para ser feliz!
Que assim seja 2018!
Saúde!
Dra. Cristina Pozzi

